segunda-feira, 5 de julho de 2010

"Liberdade e Felicidade"


Todos sabem que eu faço um curso de Comunicação e que gosto muito. Embora eu tenha caído de para-quedas nesse curso, hoje consigo ver o quanto ele me completa e como eu gosto do que faço.

E desde o começo do curso, todos os professores adotam o discurso de que desde o século passado (XX) até hoje em dia, todos vivemos no mundo das imagens, que somos o que consumimos, o que vestimos etc.

Não discordo de nada disso, acho mesmo que tudo se resume a roupa, acessórios e tratamentos de clareamento dos dentes.

Em todo lugar que vamos, encontramos pessoas felizes porque compraram um celular, porque vão viajar, porque conseguiram de alguma forma, se encaixar dentro de algum padrão. "Ufa!"

Não sei se a coisa se potencializa aqui no Brasil, um país onde encontramos tanta pobreza, tanta miséria, que qualquer coisa que nos diferencie "deles" já é motivo de celebração e foto no Orkut/Facebook. Como eu odeio essas fotos.

Eu odeio mas vejo todoas... Sem um olhar crítico, consciente da manipulação, do fragmento de verdade que aquele instânte representa. Mas ainda assim caio direitinho nessa enganação.

Será aquilo a felicidade? Felicidade.... não queria dizer isso, mas está impossível... Afinal de contas, que merda é essa de felicidade?

Pode ser uma vidinha medícore (Huum... típico comentário do amargurado), pode ser um monte de cápsulas ingeridas diariamente, pode ser um casamento, um monte de amigas... sei lá.

(Mas por favor não se esqueçam de ilustrá-la no Orkut/Facebook)

Há um tempo atrás ouvi dizer que todos deveriam se sentir Felizes e Livres... Que liberdade e felicidade são duas coisas diretamente ligados.


Quem é burro o suficiente pra buscar a felicidade?

Estou lendo " O que Keith Richards faria em seu lugar?". Um livro besta, de filosofia barata, como o livro "O Segredo", mas nesse, você dá umas risadinhas e acha um pouco de lógica em alguns comentários dele, quando comparados com grandes pesadores como Platão, Aristóteles e Nietzsche.

Por isso encerro com uma das inúmeras frases dele.

"Niguém é totalmente livre, e livre de que? Acho que muitas pessoas nem sabem o que as matém em cativeiro. Às vezes é você mesmo."

No começo achei essa história de Felicidade e Liberdade uma graça, me fez pensar. Hoje já não acho mais.















Um comentário:

Chica disse...

Adorei o post.

É bem assim mesmo, as pessoas ficam em busca de muitas coisas olhando o futuro e esquecem o presente!

Bju Maricota